Pular para o conteúdo principal

Luxemburgo barra ação contra Juca Kfouri

Depois de perder, em primeira instância, ação movida pelo jogador do Santo André, Marcelinho Carioca. Luxemburgo terá de pagar R$ 76 mil por ter ofendido o atleta no programa "Por Dentro da Bola", da Bandeirantes, em janeiro de 2007.
O nome do treinador apareceu mais uma vez no que diz respeito aos assuntos jurídicos.
Desta vez seu advogado conseguiu "bloquear" na justiça um pedido de indenização movido pelo jornalista Juca Kfouri.

Segue reportagem:
Juca Kfouri perde ação por danos morais contra Vanderlei Luxemburgo
Por Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA

O juiz de direito Gustavo Antonio Pieroni Louzada negou ao jornalista Juca Kfouri um pedido de indenização de R$ 48 mil contra o técnico de futebol do Palmeiras Vanderlei Luxemburgo da Silva, que teria ofendido sua honra e imagem em entrevistas para rádio e televisão. A decisão foi publicada na última segunda-feira (26) na página 589 do Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Segundo a ação, de 19 de março de 2008, Luxemburgo se referiu ao jornalista como "um Juca Kfouri da vida", e afirmou que ele teria "perdido" processos movidos pelo próprio filho e pelo técnico, além de relacioná-lo a problemas como "uma nota promissória do Pelé". As declarações foram feitas em 6 de maio de 2007, em uma entrevista coletiva após a vitória do Santos - clube que Luxemburgo dirigia - no Campeonato Paulista.
O técnico contestou os argumentos de Kfouri, alegando que não houve qualquer intenção de ofender a honra ou imagem do autor, mas apenas de se defender de acusações anteriormente realizadas por ele.
O juiz considerou o pedido do jornalista improcedente, não deixando de ressaltar que "a Constituição Federal traz como direito individual fundamental a livre manifestação do pensamento, assegurando, igualmente, àquele a quem a manifestação for dirigida o direito de resposta, além de indenização por eventual dano material, moral ou à imagem decorrente de tal manifestação".
Para Louzada, não há necessidade de provar a ação de Luxemburgo, pois ele a confirmou, e "se limitou a afirmar que não houve qualquer intuito de ofender ou atingir a honra ou imagem de quem quer que seja".
"As palavras do réu visavam a explicar determinada conduta que havia sido divulgada anteriormente, em relação a jogadores que foram por ele dirigidos, bem como a manifestar a opinião pessoal do declarante no sentido de que a imprensa deveria estar focada nas questões relativas às disputas esportivas do futebol, e não às condutas pessoais dos respectivos participantes", declarou o magistrado.
Segundo Louzada, foi neste contexto que Luxemburgo se referiu à Kfouri utilizando a expressão "um Juca Kfouri da vida", "com nítida intenção de apenas exemplificar um jornalista que, na opinião dele, adotava a conduta equivocada de buscar fatos relativos à conduta pessoal dos participantes, em lugar de se ater às disputas esportivas".
Ele entendeu que a frase "tem uma nota promissória do Pelé" não deve ser considerada, pois "a ausência de referência ou explicação anterior ou posterior priva a afirmação de qualquer sentido, mesmo quando inserida no contexto analisado. Em outras palavras, considerar tal afirmação ofensiva seria exercício de adivinhação".
"Fica evidente que as declarações do réu, ainda que realizadas de forma atabalhoada, não representaram qualquer abuso, culposo ou doloso, na manifestação da opinião, mas sim exercício regular de um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal, não havendo, portanto, que se falar em dever de indenizar eventuais danos sofridos", concluiu o juiz.
Gustavo Antonio Pieroni Louzada determinou ainda que Juca Kfouri deverá pagar as despesas processuais e os honorários do advogado de Luxemburgo.
Segundo o advogado Antônio Carlos Cattapreta, defensor do técnico, "as coisas estão tomando um rumo inaceitável". Ao Portal IMPRENSA, ele afirmou que "a superficialidade de alguns jornalistas é perigosíssima. Muitos estão deixando de checar a notícia, ouvir os dois lados".
"A gente preza a liberdade de imprensa, mas esta é uma liberdade como outra qualquer. Quando descamba, tem um papel contrário, de vulnerar o convívio das pessoas em sociedade. As acusações [de Juca Kfouri contra Luxemburgo] são levianas e superficiais, sem respaldo probatório. A democracia está ai, plena, para ser vivida, mas as pessoas têm que provar o que estão falando", concluiu. A reportagem entrou em contato com o jornalista Juca Kfouri, mas não obteve retorno
________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul