Pular para o conteúdo principal

Aventuras de Tiago Toricelli na Bolívia

O jornalista Tiago Toricelli chegou ao cume da montanha Huayna Potosi, de 6.088 metros, as 09:10 do último domingo (17), na Bolívia. A montanha é a mais mortal, a que mais mata os alpinistas no territòrio boliviano. Foram mais de 7 horas de escalada na neve, com sensaçoes térmicas abaixo dos 20 graus negativos.
Tiago chegou na Bolívia no dia 09 para adaptaçao a altitude de 3.600 metros acima do nível do mar.
Depois da preparação intensa iniciou a subida no dia 16 ao acampamento 2, a 5.150 metros, quando partiu na madrugada do dia 17, as 2:00, ao cume da montanha. A escalada exigiu um esforço sobre-humano - ¨Fui muito além do meu limite, minhas pernas já nao respondiam, tinham espamos pelo esforço exigido, fazer qualquer coisa a mais de 5.000 metros exige muito esforço, planeja-se cada movimento, como uma respirada profunda ou um passo que seja.¨ A escalada do Huayna Potosi é exigente, utliza-se técnicas de rapel e escalada técnica em algumas regioes (com piolet na mao e as frentes dos grampoes dos pés). A rota está muito mais exposta do que já esteve, beira precipìcios e contorna os piores pesadelos dos alpinistas de alta montanha, as gretas - ¨Sao fendas enormes cobertas por fina camada de neve, basta pisar nelas para despencar por crateras de 30 metros¨. Para tal feito, Tiago teve uma preparaçao que se iniciou em janeiro, com exercícos físicos (duas caminhadas semanais de 12 km com peso nas costas), fisioterápicos diários e uma nutriçao balanceada desenhada para o desafio. ¨Escalar uma montanha dessas, uma de 6.000 metros exige muito mais que físico, a parte mental manda muito. O desafio que a montanha impoe é tao gigantesco que a falta de um controle mental acaba derrubando. A montanha e sua força assustam.¨ Os últimos metros para se chegar ao cume, sao drásticos, uma fina crista separa o alpinista de uma queda seja de qual lado for, além disso todas as energias até lá já se foram - ¨Os ùltimos passos foram dados pela força de vontade, já nao havia musculatura, ligamentos ou qualquer esforço físico a ser utilizado.
A energia e atençao que eu necessitei naquele trecho principalmente sei que vieram de algo muito maior e de todas as pessoas que estavam torcendo por mim, principalmente minha esposa Marina¨. A volta ao acampamento necessitou um esforço extra - ¨Cheguei ao acampamento ao meio-dia, a volta foi dramática, com enormes dores no joelho com a força que faziam para segurar todo meu corpo na descida, tive dores alucinantes. Tudo isso somava-se a forte dor de cabeça, respiraçao ofegante, pulmao dolorido, lábios queimados de frio, dedos dos pés insensíveis, medo de edema, e um cansaço absurdo. A neve com o sol já tinha mudado de configuraçao, e estava escorregadia, precisei de todo o cuidado possível.¨ Após um descanso de poucos minutos no acampamento 2, Tiago regressou para o refúgio de onde voltou a cidade de La Paz. Lá permanece até o dia 21 quando retorna ao Brasil pela manha.
Os males, montanha acima2 800 metros - Até aí, a maioria das pessoas não tem problemas de altitude. No máximo, pode se sentir cansaço ou dor de cabeça leve.Acima de 2 800 metros - A partir desta altitude é comum acontecer o mal agudo de montanha, que pode atingir qualquer pessoa. É caracterizado por dor de cabeça, fadiga, falta de ar, distúrbios do sono e náusea.3 000 a 5 500 metros - É nesta faixa que ocorre a maioria dos casos de edema pulmonar.
Os sintomas falta de ar, tosse forte, letargia e febre baixa geralmente se desenvolvem depois de 36 a 72 horas na altitude.
Pode acontecer também o edema cerebral.Acima de 5 500 metros - A partir daí, diminui muito a capacidade de aclimatação do organismo. Se uma pessoa permanecer nessa altitude, começa a degradação, ou a perda de aclimatação, devido à pouca quantidade de oxigênio no ar.
Fotos: 1-) Vista do alto do cume 2-) Tiago no cume do Huayna Potosi

Comentários

  1. O Cheni...e o que anda fazendo o Toricelli profissionalmente,creio que não esteja escalando montanhas.Ainda no rádio?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul