Pular para o conteúdo principal

“Mania de Colecionar” é o tema da nova exposição do Museu do Futebol

Mais de 5 mil objetos curiosos, entre camisas de times do Brasil inteiro, flâmulas das décadas de 50 e 60, botões de coleções clássicas e confeccionados com inusitados materiais representam a paixão pelo futebol e a mania de colecionar.
No dia 19/05, terça-feira, o Museu do Futebol – instituição do Governo do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu – inaugura a mostra “Mania de Colecionar”.
A exposição conta com um acervo de mais de 5 mil peças que representam o apaixonante universo do futebol.
A exposição é inspirada na mostra presente na Grande Área, hall de entrada do museu. Neste ambiente, fotos ampliadas de objetos relacionados ao futebol tomam conta das paredes e convidam para uma viagem ao mundo dos times e torcedores. “Mania de Colecionar” dá vida a essas imagens e traz para o público acervos pessoais de colecionadores.
Camisas, flâmulas e botões formam um mosaico de formas, sotaques e cores do futebol. Um verdadeiro retrato da paixão pelo esporte e pelo ato de colecionar.
A escolha dos objetos foi realizada a partir da plasticidade, diversidade de formas geométricas, cores, estampas, figuras e tipografias de cada época. A seleção mostra os critérios e as manias dos colecionadores de torcer e guardar lembranças que remetam ao mundo da bola.
Clubes desconhecidos dos 27 estados brasileiros são representados em 119 camisas que levam nomes curiosos, com cores e estampas únicas. Mais de 250 flâmulas, principalmente das décadas de 50 e 60, relembram a história das Copas, de grandes clubes, de mascotes de times e de jogadores. Se antes elas anunciavam competições usadas como lembranças de torneios ou para comemorar títulos, hoje são objetos raros de colecionadores e resgatam a memória de passagens marcantes do futebol.
A mostra traz ainda cerca de 5 mil botões, divididos nas categorias profissionais e lúdicos, exibindo a arte do futebol de mesa ou botão, como é conhecido. Os visitantes podem testar suas habilidades, aprender técnicas ou conhecer diversos tipos de materiais utilizados na confecção de botões: acrílico, chifre de boi, resina, baquelite, casca de coco, entre outros. Algumas peças são do acervo do presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, José Farah, que emprestou sua coleção para homenagear o jogo que marcou sua infância.
Quatro vídeos completam a exposição. O primeiro é uma simulação, narrada pelo jornalista Paulo Bonfá, de trechos da final da Copa de 70, Brasil e Itália, apresentados num jogo de botão que rememora a partida. O segundo apresenta o processo industrial de fabricação dos botões; já em dois outros vídeos, colecionadores e botonistas dão depoimentos sobre a mania de colecionar e a paixão pelo futebol de mesa.
Os objetos estarão expostos por meio de placas de plástico transparentes, moldadas na técnica vacuum-forming, destacando o colorido das peças e deixando aparente o concreto bruto e as instalações de infraestrutura do edifício do Museu, inaugurado em 1940.
Serviço:
Exposição Mania de Colecionar
De 19/05 a 16/08
Museu do Futebol / Governo do Estado de São Paulo
Local: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)
Preço: R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia entrada para estudantes e idosos)
Entrada gratuita às quintas-feiras
Horário: das 10h às 18h
Bilheteria: das 10h às 17h
Site: www.museudofutebol.org.br
Telefone: (11) 3663-3848
*Consulte o horário em dias de jogos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul