Pular para o conteúdo principal

Chefe da delegação na Copa

Coluna de Prima do Diáriol Lance de hoje 25-05

Novas denúncias contra Sanchez

O Conselho de Orientação Fiscal (Cori) e o Conselho Deliberativo vão investigar novas supostas irregularidades em negociações de jogadores no Corinthians.
A denúncia partiu de um sócio do clube, conhecido como Cyborg, que foi opositor ferrenho do então presidente Alberto Dualib, chegando a contestar sua reeleição na Justiça.
Ele foi aliado de Sanchez, mas depois virou opositor. Além das denúncias que já envolviam as vendas de André Santos e Cristian ao Fenerbahçe (TUR), agora os conselheiros analisam a contratação de Souza junto ao Panathinaikos (GRE).
foto: Blog Mídia sem Média

Folha SP entrevista Andres Sanchez

Presidente do Corinthians, embarca nesta semana para a África do Sul, onde chefiará a delegação brasileira na Copa. Enquanto se preparava para a viagem, ele concedeu entrevista a jornalista Mônica Bêrgamo da Folha de SP 24/5:
O presidente do Corinthians clicado por André Schiliró para livro dos cem anos do time

Folha – O senhor assumiu o Corinthians numa crise que agora está superada.
Andres Sanchez – A empresa mais fácil que tem de se trabalhar é time de futebol. Eu não tenho concorrente. Não é que nem Coca e Pepsi, a Nike e a Adidas. Aqui, não. Você já tem o cliente, o torcedor apaixonado pela marca Corinthians. Montamos a rede Poderoso Timão pra dez lojas. E já são 76.

Já ouvi o senhor dizer “é só não roubar muito”.
O termo não é esse, vamos dizer assim, publicamente. Mas é ter um limite na vida.

E o senhor disse também que ninguém é santo.
Ninguém é santo. Mas o [que não é] santo não é só por roubar. É por tratar mal as pessoas, não respeitar o ser humano, o ambiente. Não quero dizer que não sou santo porque posso roubar. Estou dizendo num geral de sociedade como um todo.

Tem muito roubo no futebol?
Já teve muito mais. O futebol era uma caixa preta e hoje ela já não é mais preta, é cinza. Tá branqueando.

Mas ainda não é branca.
O que falta no futebol é mudança de poder. A maioria dos presidentes, até dois anos atrás, estava há 15, 20 anos nos clubes. Eu posso me sujeitar, por ser louco, a ficar três anos. E depois tem que mudar. Se puder sair duas horas antes de acabar o meu mandato [em 2011], eu saio.

Ricardo Teixeira está no comando da CBF há 21 anos.
Mas eu já falei isso pra ele. Ele já está percebendo. A transformação do Brasil, não só no futebol, não aceita mais uma pessoa ficar 20, 40 anos, por melhor que seja o trabalho que esteja fazendo.

E ele está percebendo isso?
Você quer que eu fale que o Ricardo Teixeira tem que sair. Não vou te falar isso. Eu estou dizendo que nas federações, nos clubes, nas confederações, na Fifa, em tudo a renovação é importante.

Mano Menezes fica no time?
Vieram aqui pedir a cabeça dele. E eu falei: “O Mano não sai do Corinthians enquanto eu for presidente”. Só sai se quiser. Ele tá fazendo um belo trabalho. Tem 66% de aproveitamento nos últimos anos. Foi campeão com 55%. Já na Libertadores, temos 73%. E “tamo” fora! Futebol não é ciência exata. Uma bola na trave, um pênalti mal batido, o erro de um juiz -e você perde um jogo.

O senhor já comentou que são muitas as variáveis. Às vezes, o jogador entra em campo e foi traído pela mulher, a sogra ligou…
Se o psicológico dele tá mal, não consegue jogar. E ele tem problema com o filho, com a mulher que tá revoltada, com a ex-mulher, com a amante, com a bebida. Ele tem problema com tudo, como o ser humano tem. E não entra com o pique, aquela consciência diretamente no futebol. Os maiores jogadores estão no Real Madrid. Por que não ganham campeonato? Pô, é problema de relacionamento, é problema técnico, psicológico, físico.

E o Ronaldo está gordo?
Se ele estivesse 100%, bonitão, 70 kg, blá-blá-blá, você acha que ele tava aqui no Corinthians? E no Brasil? Ele tava na Europa! Não dá. Você tem que se contentar com aquilo que pode dar e que pode receber. Eu tô contente com o que ele tá dando e tenho certeza de que ele tá contente com o que o Corinthians dá pra ele. Tem outros jogadores que estão acima do peso aí. Mas ninguém fala.

Quem?
O Adriano -pra não falar do meu time e falar dos outros. Tem jogador que só joga bem com 3 kg acima do peso.

Por quê?
Ninguém explica.

Mas quem é esse jogador?
É do Santos, mas não vou explicar. Quando ele tá magrinho, não consegue jogar.

O senhor me disse que o Ronaldo é um tsunami.
O cara não pode conversar, namorar, nada. Tem dinheiro, status, tem “bêbêbêbêbêbê”, mas não pode por o dedo no nariz que o teu jornal põe lá: “Rico, melhor do mundo, mas põe o dedo no nariz”. E todos nós já pusemos o dedo no nariz.

Na Copa, o senhor vai controlar as baladas dos jogadores?
Se tiver folga e eles forem pra boate, pra discoteca, pro barzinho, pro shopping ou pra igreja, é problema deles.

É melhor balada ou igreja?
De vez em quando, não só os baladeiros exageram, mas também os da igreja. O cara quer rezar de tarde, de manhã, de noite. É difícil.

Na seleção há mais “certinhos”, como Kaká e Lúcio?
Talvez eles não sofram o mesmo assédio dos outros.

O Kaká não sofre?
E qual é o problema de ter mulher? Ainda bem. Já pensou se tivesse homem? Eu prefiro jogador que, se for solteiro, tenha dez mulheres do que um homem.

Mas qual é o problema de ter um homem?
No futebol tem preconceito, principalmente no Brasil.

O Ronaldo sofreu preconceito no episódio dos travestis?
E sofre. É lógico. Se fosse com oito mulheres, pra muitos ele seria herói. Macho. Másculo. Não tem nada a ver. Eu tenho amigo homossexual, gay, trans… como é que fala? Não é travesti, é…

Transexual.
Transexual. E que me respeitam, sem problema.

Tem jogador gay no Brasil?
É lógico que tem.

Famoso?
Ah, não sei. Isso aí você vai sapeando aí. Mas tem. O futebol é reflexo da sociedade.

Faria a mesma lista do Dunga para a Copa?
Não! Ninguém repetiria essa lista. Cada um tem a sua. Mas eu respeito. Ele vinha há três anos e meio montando o time e ganhou tudo. Quem somos nós pra questionar?

O senhor é filiado ao PT. Como foi parar lá?
Minha família é de sindicalistas, meus irmãos, meus tios. A gente tem esse lado. Eu sou socialista na essência.

O Corinthians ainda não ganhou títulos em 2010, em que comemora seu centenário.
Não vai acabar o mundo porque o Corinthians não ganhou um título. Passamos 23 anos sem título e o Corinthians só cresceu! Em que o presidente de um clube tem que pensar? Em aumentar a torcida e em ganhar títulos. Se não der pra fazer as duas coisas, qual ele prefere?

Aumentar a torcida?
[Concorda com a cabeça] E é provado que o Corinthians, quanto mais anos sem títulos, mais torcedor chega.

O projeto é não ter título?
É fazer a torcida crescer e ganhar títulos. Se eu tivesse que escolher um, qual seria? Crescer a torcida. E quanto menos títulos a gente ganha, mais cresce a torcida.

Então o senhor não quer ganhar título.
C…! Vocês estudam e não entendem nada.
(MB e DC)
Tirem suas conclusões
No mesmo dia uma "singela" homenagem da FPF dirigida pelo Sr. Marco Polo Del
Nero
Uma placa em nome do dirigente ficará na sala do Departamento de Registro e Transferência da FPF. A inauguração da placa contou com a presença de membros da diretoria da FPF e do Corinthians. “Esta homenagem é apenas uma pequena mostra de nosso respeito e admiração pelo excelente trabalho realizado por ele em prol do futebol paulista e brasileiro”, destaca Marco Polo Del Nero.
Emocionado com a homenagem, Andrés Sanchez destacou os principais feitos de seu mandato e agradeceu a todos os funcionários da FPF e do clube pelo empenho e dedicação ao Corinthians e ao futebol. “Para mim, o marco mais importante de meu mandato foi o Estatuto do Corinthians, que transformou planos individuais em planos de uma nação.
Tirem sua conclusões
Foto: AI FPF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul