Pular para o conteúdo principal

Feras da narração esportiva



Reinaldo Costa - CBN Cuiabá
Paulista de Cruzeiro (pequena cidade na divisa com o Rio de Janeiro), Reinaldo Costa é um dos principais nomes da narração esportiva do Brasil. Começou a carreira na Rádio Mantiqueira, de Cruzeiro. Depois, trabalhou nas rádios Cultura e Educação Rural, de Campo Grande-MS.
O grande salto na sua vida profissional aconteceu a partir da Rádio Globo-SP, na equipe de Osmar Santos.
Já reconhecido como um dos grandes nomes da radiofonia brasileira, Reinaldo também passou por outras emissoras importantes dos grandes centros, como a Record-SP, e também a Eldorado-SP – com a equipe da ESPN Brasil.
No currículo, uma infinidade de grandes jogos, inúmeras decisões estaduais e nacionais, e seis Copas do Mundo: 1978 na Argentina, 82 na Espanha, 86 no México, 90 na Itália, 94 nos Estados Unidos e 2010 na África.
Também transmitiu no dia 13 de dezembro de 1981, em Tóquio, a final do Mundial Interclubes com a conquista do Flamengo em cima do Liverpool, pelo menos três Copas América, dezenas de jogos da seleção brasileira, além de diversos GPs de Fórmula 1.
Seu retorno ao rádio paulista aconteceu em 2007 quando integrou a equipe da rádio Eldorado/ESPN. Costa, era o primeiro narrador do time, mas no segundo semestre de 2010 após a Copa do Mundo acabou saindo da emissora.
Está na Rádio CBN Cuiabá desde janeiro de 2011, onde, além de narrar, ancora o programa CBN Esportes.
Reinaldo Costa e o gol de Luis Fabiano na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul Brasil 3 x 1 Costa do Marfim - Rádio Eldorado - junho de 2010.




Reinaldo Costa narra o  gol de empate do Cuibá marcado por  Douglas, gol que deu o título    Mato-grossense de 2011 – Cuiabá 1 x 1 Barra, no Dutra - CBN Cuiabá 24/04/2011

Cledi Oliveira - ESPN
Engana-se quem pensa que Reinaldo Costa é o primeiro grande nome a narrar no futebol Matogrossense.
Cledi Oliveira trabalhou por pouco tempo no rádio esportivo de Mato Grosso, mas deixou sua marca. Chegou no final da década de 1980 trazido por Antero Paes de Barros e Dorileo Leal para a equipe de esportes da Rádio Difusora. Com um estilo jovem, arrojado, da escola do inigualável Osmar Santos, Cledi representou a modernização, o novo, no duelo contra o já consagrado estilo dos tradicionais e insuperáveis grandes nomes locais, como Márcio de Arruda e Jota Márcio (só para citar dois).  Sua estada por lá, onde também foi locutor da Globo/Vila FM (hoje Gazeta FM) e apresentador do Globo Esporte local da TV Centro América, durou até o início dos anos 90, quando Cledi voltou para São Paulo e passou por grandes emissoras de rádio como Globo, Record e  Gazeta-AM. 
Ele voltou a trabalhar em Cuiabá novamente em 1997, mas foi uma passagem relâmpago, narrando apenas alguns jogos da fase final do Campeonato Estadual.
Hoje Cledi é narrador e voz marcante dos canais da ESPN Brasil e da Rádio Estadão/ESPN.

Confira a narração de Cledi Oliveira na decisão do Campeonato Estadual de 1991, ele narrou o gol de Vítor do Dom Bosco campeão contra o União de Rondonópolis no estádio Verdão. Rádio CBN Cuiabá


Crédito: Craques do Rádio

Comentários

  1. Odair José (Londrina-PR)10 de maio de 2011 às 21:53

    Cheni, tive o prazer de conhecer essas duas feras na África do Sul. Não são apenas bons narradores, mas tbém grandes companheiros. Parabéns por nos contar um pouco da história desses ícones do rádio brasileiro. vlw grande Cheni!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber por onde anda outro Reinaldo que também é do Vale do Paraíba, o Reinaldo César. Ele, nos anos 80, trabalhou no rádio aqui em Juiz de Fora.
    Carlos Ferreira
    Juiz de Fora-MG
    www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. EU GOSTARIA MUITO DE REENCONTRAR O CLEDI OLIVEIRA. TENHO MUITAS SAUDADES DELE. UM SER HUMANO DO BEM E SINGULAR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul