Pular para o conteúdo principal

Agora é oficial: José Carlos Araújo deixa a rádio Globo e confirma ao BLOG que seu novo prefixo deve ser a Esportes FM

EXCLUSIVO 
José Carlos Araújo  deve ir para outro prefixo
Agora é oficial, o "garotinho" José Carlos Araújo, um dos principais narradores esportivos do país, vai deixar a Rádio Globo após 42 anos de serviços prestados a emissora. 
A data oficial da despedida de José Carlos será dia 13 de maio (um domingo). 
Em nota a emissora confirmou a informação que estava sendo especulada já há algum tempo.




José Carlos Araújo deixa a Rádio Globo em maio 

O narrador esportivo José Carlos Araújo, o Garotinho, deixa a Rádio Globo em 13 de maio de 2012, no encerramento do Campeonato Carioca de futebol. 
A decisão tomada por ele foi comunicada à direção do Sistema Globo de Rádio na tarde do dia 24 de abril. Agradecemos a José Carlos Araújo pela dedicação à emissora ao longo de 42 anos, período em que se notabilizou como um dos mais importantes narradores esportivos do Brasil, e desejamos sucesso em sua nova empreitada profissional.
Diretoria Rádio Globo

O BLOG Conversou com exclusividade com o garotinho nessa manhã, por telefone. Ele está em Porto Alegre, onde transmite a noite Internacional e Fluminense pela Libertadores.

Está deixando mesmo a Globo Zé Carlos?
Não foi fácil, mas me seduzi pela proposta de um novo projeto, estou na Rádio Globo há 42 anos, e sentia falta de um desafio profissional. 
Quero deixar bem claro que  a decisão não é financeira,  

Houve uma conversa  com ontem com a direção, fizeram até uma proposta para eu permanecer, mas falei do desafio  profissional que tenho pela frente e eles também entenderam o meu lado.
Estou animado e quero agitar novamente o rádio esportivo do Rio de Janeiro, fato que não ocorre desde 1977, quando deixe a Rádio Nacional e fui para a Globo.

Não deve ser facíl deixar uma empresa onde se construiu uma careira?
Sou muito grato a todos da empresa, passei por diversas administrações, tenho um carinho e um respeito muito grande a Rádio Globo, tudo que tenho devo a emissora, mas chegou o momento, decidi sair. 
E essa mudança, essa agitação vai ser boa para mercado do rádio no Rio de Janeiro e do Brasil.

Está de saída para a Esportes (Bradesco) FM?
Tenho compromisso com a Globo até o dia 13 de maio, data da final do Campeonato Carioca.
Não assinei contrato com o Grupo Bandeirantes, Estou aqui em Porto Alegre onde faço o jogo do Internacional x  Fluminese, e vou continuar até lá fazendo as edições do Globo Esportivo.

A tendência é que você vá para a nova emissora? E o que acha desse projeto?
Já estou na TV Bandeirantes há 5 anos comandando o Jogo Aberto local ao lado do Gerson e do Gilson Ricardo, também é uma ótima empresa e a tendência é que realmente eu faça parte desse novo projeto da cobertura de esportes 24 horas por dia no rádio.
É um projeto muito interessante, visando principalmente a Copa do Mundo e Olimpíadas.

Comentários

  1. Roberto Orlandi Cavalca-Cuiaba MT25 de abril de 2012 às 17:32

    Essa é uma noticia que realmente balança as estruturas da radio Globo, sempre fui ouvinte da Globo, desde Jorge Curi e Waldyr Amaral, e aqui em Cuiaba onde eu moro desde quando nasci o som da radio é limpinho, mas só a noite, e nós estamos perdendo esta semana o fantastico Reynaldo Costa que esta voltando pra S.Paulo, ele veio pra ca trabalhar na CBN e comandou mems o espetaculo, deu outra cara pro adio daqui, pro nosso futebol, com toda sua experincia de seis copas do mundo e etc.Ele deu uma entrevista dizendo não aguentar saudade dos filos que moram no interior de São Paulo divisa como Rio de Janeiro, ai eu pensei, poxa vida, quem sabe nos poderiamos ter o Reynaldo Costa na Radio Globo só que desta vez no Rio, ja que ele trabalhou na Globo em São Paulo, o unico problema é que seria mais uma Flamenguista no radio Carioca, mas ele tem a voz da radio Globo, e que vóz e o jeitão mesmk carioca, sou fã de carterinha dele a muito tempo, pena ele não continuar aqui entre nós.Obrigado.Roberto Orlandi Cavalca

    ResponderExcluir
  2. Legal sou amigo do Reinaldo e tenho certeza que ele iria para o Rio se fosse chamado até porque vai morar em Cruzeiro que ´´e praticamente na divisa, seria uma ótima dupla para a nova rádio.

    ResponderExcluir
  3. Cheni,a saída do Garotinho da Rádio Globo vai custar o segundo lugar no esporte que deverá ser da Manchete e segundo informações do blog Rádio de Verdade,os diretores da emissora já estariam negociando com Luiz Penido narrador e comandante da Super Rádio Tupi pra que ele troque a emissora dos Diários Associados pela das Organizações Globo pra estancar uma queda de audiência que ocorrerá após 13 de maio data da despedida do Zé Carlos.Se isso não ocorrer e efetivarem Edson Mauro pra titular ou transferir Evaldo José da CBN pra Globo aí irá pro último lugar e será obrigada a fechar seu departamento esportivo e se ver obrigada a retransmitir as jornadas da emissora de São Paulo ou fazer nova dobradinha com a CBN pra tentar salvar a emissora.O SGR tá morto e esqueceram de enterrá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Roberto Canazio acaba de afirmar em seu programa que Luiz Penido vai para a Rádio Globo!!!!Abraços Cheni!

    ResponderExcluir
  5. Não tem como falar em locutor esportivo no Brasil sem lembrar do Garotinho.Ouço sempre suas narrações mesmo quando o jogo está na tv. É como eles dizem "Olho na telinha e ouvido na caixinha". Mas vida que segue, espero que o José Carlos tenha toda a sorte do mundo em seu novo trabalho.E com certeza sempre que puder vou ficar ligado em suas transmissões em sua nova "casa".

    ResponderExcluir
  6. Não entendo como o Carlos Borges nunca teve uma chance na Globo ! É, disparado, o melhor locutor esportivo do Rio de Janeiro ! Penido só sabe gritar e o Zé Carlos vive engasgando e/ou com soluços em plena transmissão, além de demorar a atender aos chamados dos "pontas" quando ocorre um lance polêmico, errar nomes de jogadores, etc ...

    ResponderExcluir
  7. Arthur Laercio de Menezes- Resende Rj27 de abril de 2012 às 01:32

    Parace forçar a barra mas concordo que pela voz que tem o Reinaldo Costa é padrão Globo Rio, e me parece que ele é CARIOCA, quem sabe ? Alo Rei, Ele a bola o goleiro e o golllllllllll, na Globo.......

    ResponderExcluir
  8. O Garotinho José Carlos Judas Araújo está cuspindo no prato que comeu ao trair a Rádio que fez dele o maior narrador esportivo da atualidade. Estou completamente transtornado e desorientado ao saber dessa notícia e por isso repudio essa decisão. José Carlos Araujo não terá a mesma audiência que tem na Globo e irá acabar ficando no esquecimento e quando perceber o grave e infantil erro que está comentendo será tarde demais.

    ResponderExcluir
  9. Por que aqueles que criticam não têm a mesma coragem dos que elogiam pra mostrar a cara? Discordar de uma opinião ou atitude não deveria ser vergonha pra ninguém. Boa sorte ao "Garotinho" e à Rádio Globo.

    ResponderExcluir
  10. pra narrar gol como o penido não tem,sua saída vai afundar a tupi...se o apolinho sair também ai só jesus vão ter que se virar com jorge nunes de lideres virarão vice...

    ResponderExcluir
  11. Com certeza vai cair no esquecimento. O Gilson Ricardo tem aliviado a barra do Garotinho nas transmissões,só não percebe quem não quer. É só prestar atenção que o Gilson Ricardo (ótimo em comentar, salvar os colegas, boa memória do futebol). Quanto ao Gerson acho muito inseguro e deselegante com técnicos e colegas. Certa vez não gostei da maneira deselegante que ele tratou "ao vivo" o saudoso LUIZ MENDES. A partir daquele momento deixei de ouvir a rádio globo no que se refere a futebol. Gosto dos investimentos da globo - Canázio - esse menino Tino Junior - é show de bola. è lider de audiência em todos os horários. Fim do Garotinho, Gerson. Infelizmente também do Gilson. Viva a Rádio Globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau... O que o Gerson teria dito ao grande Mendes??? =S

      Excluir
  12. Leva o Oscar ullisses para Rio.

    ResponderExcluir
  13. JA ESTAVA NA HORA DE IR EMBORA PARA DAR ESPACO AOS MAIS JOVENS - BOA SORTE PARA ELE

    ResponderExcluir
  14. O José Carlos Araújo vai ser esquecido como o Haroldo de Andrade foi. infelizmente.

    ResponderExcluir
  15. Conheci o José Carlos Araújo, quando estudava jornalismo, na Universidade Salgado de Oliveira E testemunhei seu entusiasmo quando estudantes participavam do 'quadro comentarista por um dia', no programa 'Mesa redonda' Canal 9, CNT - RJ. Tive a honra e o orgulho de ter sido o primeiro estudante a participar do quadro do quadro, Onde participei por diversas vezes. O "Garotinho" não levara´, apenas alguns profissionais para nova emissora, mas não tenho dúvida que milhares de ouvintes, principalmente por uma nova emissora que terá o esporte como "aperitivo" principal. E cá p nós o radio esportivo do rio e do Brasil já estava monótono e chato. Esse projeto mexe com toda estrura da cobertura esportiva que já está ulçtrapassada. É uma equipe esportiva que já começa diferente, começa vencedora. Boa sorte 'Garotinho' !

    ResponderExcluir
  16. O entusiasmo do 'Garotinho', um profissional vitorioso, é impressionante'!

    ResponderExcluir
  17. Com o respeito que merece o José Carlos Araújo, a Rádio Globo, depois de muitos anos liderando a audiência no Rio de Janeiro, começou a perder espaço e, nos horários do esporte, a Tupi chegou à liderança. Ficava claro para a direção da emissora da Glória a decadência do outrora fenomenal "Garotinho", o verdadeiro. Nada demais, vez que a história se repetia depois de muitos anos, quando a equipe liderada pelo Jorge Curi e Waldir Amaral, com expoentes como os saudosos Antônio Porto e Alberto Rodrigues, atingiu a faixa decrescente da curva da audiência.
    O Penido é a bola da vez. E com toda a justiça, porque ele "ralou" muito para alcançar o topo. Há que se considerar, no entanto, que o Penido e a Tupi ganharam, de bandeja, a liderança, muito mais pelo fracasso do projeto "Globo-Brasil", no estado do Rio de Janeiro. Por esta ótica a curva para o Penido pode ter uma inflexão muito mais rápida que as anteriores, especialmente se ele insistir com profissionais ineptos, como o Jorge Nunes. Futebol conquista espaços de um público cada vez mais exigente, que merece respeito. Bajular algumas marcas no futebol é uma enorme burrice, pois afugenta ouvintes e telespectadores, que encontram opções na net, muito mais vinculadas aos clubes de sua preferência. É só examinar a história recente dos órgãos bajuladores, que fecharam as portas, entre eles o falecido jornal dos sports. O primeiro desafio do Penido vai ser a depuração da equipe. Ficaria muito bom se boçais, como o Renato Maurício Prado e o Gilmar Ferreira recebessem um pontapé no traseiro.
    Outra coisa interessante é recuperar as vinhetas gravadas pelo Fábio, pois aquelas do Gilson estão terríveis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao Renato, até pode ser.
      Mas vai ser difícil chutarem o Gilmar, já que ele é o chefe de esportes...
      E, de fato, as vinhetas com o Gilsão ficaram bem fraquinhas.

      Excluir
  18. Que alguem da Globo leve o Penido de volta ao banco da escola radiofônica e ensine o princípio básico de que não é necessário berrar desenfreadamente para passar emoção.

    Se teve a liberdade para desrespeitar os tímpanos dos ouvintes na Tupi, que o Padrão Globo de Qualidade atue em defesa dos ouvintes da Globo, acostumados com vozes e timbres que sempre levaram emoção sem gritaria. Se Penido é cria "da casa Globo", que ao retornar se inspire em mestres como Waldir Amaral, Celso Garcia, Sergio Moraes, Antonio Porto, Luis Mendes, João Saldanha e tantos outros inclusive aquele que hoje chamou, em entrevista, de seu "grande amigo Jose Carlos Araujo".

    Que os Deuses do rádio inspirem Penido ou nos salvem a todos.

    ResponderExcluir
  19. O rádio carioca está de cara nova agora. José Carlos Araújo sai da Rádio Globo e Luís Penido(Penidaço), da Rádio Tupi. São dois ícones da narração esportiva carioca e, talvez, do Brasil. Talvez, José Carlos leve a sua equipe (Gilson Ricardo e Gérson) e Luís Penido a sua também (Eugênio Leal e Wagner Menezes). Espero, também, que a Rádio Globo recoloque as vinhetas TRADICIONAIS do cantor Fábio(Flamengo-gô-gô-gô, Vasco-ô-ô-ô-ô, Fluminense-se-se-se-se,Botafogo-gô-gô) dos clubes cariocas, pois as do Gilson Ricardo tira um pouco o brilho e fica sem graça, realmente. Boa sorte aos dois ícones do Rádio brasileiro.

    ResponderExcluir
  20. VAI SER DIFICIL P GLOBO SEM O GAROTINHO, ACHO QUE O GAROTINHO E SUA EQUIPE NO MOMENTO E INSUBISTITUIVEL,O PENIDO É BOM, SIM É BOM. MAS FALTA MUITO P LIDERAR UMA AUDIENCIA COMO O GAROTINHO LIDEROU, APESAR QUE O GAROTINHO ESTA INDO P UMA RADIO DESCONHECIDA, TALVES A RADIO GLOBO CONTINUE A LIDERANÇA APENAS POR ISSO.

    ResponderExcluir
  21. Sou radialista numa emissora FM no Espirito Santo. Já fui narrador esportivo, inclusive tive a honra de conhecer o garotinho e o nosso Washington Rodrigues no restaurante do Mineirão num jogo entre Atlético e Flamengo. Fiquei muito chateado com a saida deste ícone da melhor equipe esportiva do rádio Brasileiro. E o Gilsão. Êste é nota 10, e o Panorama Esportivo agora perdeu a graça. O problema que aqui onde moro não chega a radio Bandeirantes. E com isso quem perde somos nós ouvintes cativos destas feras do rádio esportivo do Brasil.

    ResponderExcluir
  22. A globo perdeu tres craques e euto indo onde eles estiverem perderam tambem um ouvinte assíduo

    ResponderExcluir
  23. Luiz Penido é demais. Já fazia tempo que não ouvia mais a Rádio Globo e sim a Tupi.
    O jornalismo da Tupi é muito melhor e principalmente é carioca.
    Quem sabe agora com o Penidaço eu volte a ouvir a Rádio Globo.

    ResponderExcluir
  24. Mario Luciano S Maia16 de maio de 2012 às 09:34

    Vç um dia foutara a radio Globo em. Abraço vois de ouro

    ResponderExcluir
  25. contrata o Tony Cesar que deixou a CBN DE Curitiba, é o melhor narrador do Brasil, e vai manter a grande audiencia da Globo.

    ResponderExcluir
  26. É SÓ A RADIO GLOBO CONTRATAR O TONY CESAR QUE DEIXOU A CBN DE CURITIBA, PRA MIM O MELHOR NARRADOR, MAIS TÉCNICO DO BRASIL, E BOLA PRA FRENTE.

    ResponderExcluir
  27. PRA MIM O MELHOR NARRADOR ESPORTIVO DO BRASIL. SUCESSO NESSA NOVA CARREIRA "GAROTINHO".

    ResponderExcluir
  28. nooosa fazia tanto tempo q eu nao ouvia a radio globo do rio,pow depois de tanto tempo
    quando eu resolvir ouvir fluminese e inter dia 09/09/12 na radio globo tive uma surpresa,normalmente neste hrario das 16 hras seria o saudoso jose carlos araujo que estaria narrando,mais para minha surpresa quem tava la era o edson mauro,nada contra o mauro ate pq ele é um baita narador tabem,mais eu confeso que sentir falta do garotinho.entao acehei estranho e fui verificar no google sobre o garotinho e tive a mau noticia que o garotinho jose carlos araujo tinha saido da emissoara radio globo.
    (e la vem o mengão dinovo bola na na entrada da area com o romario o baixinho clario atiro entrouuuu...gooolllaogolaogolao ééé é do flamengo rooo.roo.roo romario camisa numero 11)vlw garotinho...

    ResponderExcluir
  29. Radio globo sem josé carlos araujo é mesma coisa, beber café sem açucar.. fica difícil muda tudo vai ficar estranho NÃO OUVIR MAS ISTO... LA VEM O MENGÃO PELO CONTRA ATAQUE PARTIU LEONARDO MOURA PELA DIREITA,CORREU, ECARA O MARCADOR, VAI ATÉ ALINHA DE FUNDO OLHOU PRA GRANDE ÁREA, CRUZOUU, VAGNER LOVE AJEITA NO PEITO, APONTOU.. ATIROU.. ENTROUUU..GOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL DO FLAMENGOOOOOOOOO VÁVÁVAGNER LOVE DO FLAMENGOOO DE ESQUERDA UM BALAÇO PRA SACUDIR A NAÇÃO RUBRO NEGRA PRA O FUNDO DA REDE AGORA FLAMENGO 1 VASCO 0.. É COM VC CANHOTINHAAA... VAI FICAR NA SAUDADE TUDO ISSO... jÁ ME EMOCIONEI MUITO ouvindo essa lenda do Radio esportivo veio pra subistituir jorge curi.. abração!!

    ResponderExcluir
  30. OLha aqui em Minas na Itatiaia tem o Mario Henrique Caixa que pode substituir o Garotinho hein, é carismatico , jovem e tem talento. Seria um nome a ser olhado com carinho hein.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul