Pular para o conteúdo principal

Fiscalização da Anatel no Estádio do Pacaembu apreende equipamentos das emissoras de rádio e tv

Exclusivo
Na última quarta-feira dia 23/5 cerca de 15 fiscais da  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), fizeram uma rigoroza fiscalização nos equipamentos das emissoras de rádio e tv, que estavam no estádio do Pacaembu para a cobertura do jogo Corinthians e Vasco, partida válida pela Libertadores da América.
O objetivo da fiscalização era o de identificar o uso do espectro radioelétrico por emissoras de rádio e televisão (equipamentos de transmissão por satélite, microfones e câmeras sem fio) e rádios portáteis HT’s de empresas de segurança, com o propósito de garantir o uso harmônico durante o evento a fim de se prevenir a ocorrência de interferências prejudiciais entre os serviços. 
Os fiscais fizeram um acompanhamento e averiguação da qualidade na prestação dos serviços de telefonia móvel (voz e dados) por parte das operadoras do Serviço Móvel Pessoal e Serviço Móvel Especializado. Vários equipamentos foram verificados para saber se eles eram produtos certificados e homologados pela Anatel por parte de prestadores de serviço e equipes de rádio, televisão e jornalismo. Durante a operação foram apreendidos 21 equipamentos microfones sem fio portáteis que utilizavam o espectro radioelétrico na faixa de UHF (600 a 800 MHz). Todos sem a devida certificação/homologação exigida pela Agência para que pudessem ser utilizados. 
Tais equipamentos pertenciam a nove empresas distintas ( os nomes das emissoras de comunicação não foram divulgados). Os equipamentos permanecerão apreendidos pela Anatel até a regularização dos mesmos pelas entidades. 
Nessa operação foram instaurados processos administrativos por descumprimento de obrigações (PADO’s) para apurar as sanções cabíveis às entidades autuadas, que tiveram seus equipamentos apreendidos,  Ainda não há definição de qual sanção poderá ser aplicada, sendo esta definida no decorrer do trâmite processual.
Com  fiscalização  no estádio
os celulares funcionaram
A Anatel recebeu também denúncias que em partidas de grande porte no Pacaembu, uma empresa de comunicação estava usando bloqueadores de celulares. Em nota enviada ao BLOG a Agência Nacional de Telecomunicações disse que não foram encontrados no local equipamentos bloqueadores de celular em operação durante o evento, e que nenhum tipo de interferência prejudicial sobre os serviços 3G foi constatada. 
No entanto, foi percebido bloqueio de acessos em alguns momentos, possivelmente provocados pela grande quantidade de usuários. Diante disso, todas as operadoras de telefonia móvel serão convocadas nos próximos dias pela Anatel para traçarem planos de melhoria na infraestrutura de acesso às suas redes em eventos no local e nos demais estádios de SP. 
Um fiscal que estava no local preferiu não revelar seu nome disse que essas fiscalizações vão se tornar mais constantes na medida em que o país se prepara para grandes eventos esportivos, porém essas ações não estão restritas a cobertura do futebol. “Já estivemos em grandes shows na cidade, e recentemente na Fórmula Indy. Infelizmente muitas empresas não acreditam que a fiscalização vai agir, por isso, operam irregularmente e como consequencia terão seus equipamentos apreendidos para averiguação”, finalizou o agente.
Para se ter uma ideia do transtorno que a fiscalização causou aos operadores de rádio e tv, ao término do jogo, os operadores providenciaram as pressas, metros e metros de cabos, que substituíram os microfones sem fio aprendidos, para que os repórteres pudessem fazer na zona mista e nas entrevistas coletivas.
Anderson Cheni

Comentários

  1. Até q fim viu sempre que eu ia ao estádio do Morumbi não conseguia usar o meu aparelho, e no Pacaembu a mesma coisa. Será que isso também vai acontecer no Morumbi? Michel Iunes @michel_iunes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul