Pular para o conteúdo principal

Rádio Estadão estreia equipe esportiva com “locutor-torcedor” e sem narração de lances desinteressantes

Anderson Scardoelli/Portal Comunique-se

Weber Lima será âncora da emissora

A Rádio Estadão vai transmitir a sua primeira jornada esportiva na noite desta quarta-feira, 17, com o jogo São Paulo X Atlético Mineiro, válido pela Libertadores. Para marcar a estreia, a cobertura será dividida – na região da capital paulista, quem sintonizar 700 AM vai ouvir a narração pró-galo; enquanto nos 92,9 FM a locução será favorável ao tricolor do Morumbi. No site da emissora, o internauta poderá optar por uma das duas transmissões. Do lado são-paulino, o “narrador-torcedor” será Giuliano Biondi (locutor comercial da Educadora FM de Campinas). Para completar a transmissão do time paulista, a Rádio Estadão escalará o ex-jogador Careca para ser o responsável pelos comentários, além do repórter Sérgio Quintella (contratado do jornalismo da emissora), o blogueiro Renato Salgado e o plantonista Weber Lima (apresentador que estreou no último sábado no ‘Estadão Esporte’). Pela cobertura atleticana, a emissora do Grupo Estado terá o locutor Ney Lopes, o comentarista Reinaldo (ex-jogador e maior artilheiro da história do clube mineiro), o blogueiro Fael Lima, o repórter Marcel Naves (que integra a equipe jornalística do veículo) e o plantonista Emanuel Bomfim (profissional que também já era contratado da Rádio Estadão). Se vencer ou empatar, o Atlético eliminará o São Paulo da Libertadores, na primeira fase da competição. Menos narração, mais debate A narração torcedora vai apenas marcar a estreia da equipe. A partir do próximo fim de semana, a Rádio Estadão vai focar na cobertura imparcial, mas com detalhes que prometem fugir do trabalho convencional da crônica esportiva no dial: o narrador funcionará como mediador, focando a transmissão de lances com perigo de gol. “A gente não vai narrar tiro de meta, cobrança de lateral e jogada no meio de campo”, adianta Weber Lima, que a partir de domingo, 21, assume o posto de narrador principal da emissora. “Teremos mais análise, mais discussão e quando narrarmos algum lance, o ouvinte saberá que é pode ter gol”. Ouvinte-comentarista Objetivando ampliar o debate durante as transmissões, a emissora apostará, também, em “ouvintes-comentaristas”. Weber Lima explica que além de interagir por meio das redes sociais, comentários no site da rádio e por e-mail, o público entrará ao vivo, por telefone, durante os jogos. “Queremos que o ouvinte participe como integrante da equipe, que entre no ar e discorde de tudo que estaremos falando”, avisa o narrador, que complementa. “Nunca vi o ouvinte participar da cobertura dessa forma”, garante o profissional que também ficará no comando do ‘Partida Estadão’ (pré), ‘Intervalo Estadão’ e ‘Toque de Bola Estadão’ (pós-jogo).
Foto: Arquivo Pessoal

Comentários

  1. Olá Cheni,
    Isso que a Estadão apresentou não é uma transmissão de futebol. Isso se chama desmoralizar ainda mais o rádio dando espaço total para que a televisão deite e role no mercado. Anunciam para domingo uma transmissão imparcial e a de ontem colocaram como parcial feita por locutores-torcedores. Perdão mas não dá para acreditar mais nessa rádio. Do jeito que fizeram e farão com certeza no domingo só serve prá "encher linguiça" no rádio. Se o ouvinte não estiver vendo o jogo pela televisão não vai entender nada. Estadão, pára de brincadeira e não desmoralizem ainda mais o já desmoralizado rádio. Vocês fazem parte daqueles que estão acabando com o rádio esportivo no Brasil. Falei.

    Alencar Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Oi Cheni,
    Ouvi a estréia (?) da Rádio Estadão. Os caras estão de brincadeira. O que fizeram foi uma grande "palhaçada". Que inovação foi essa? As rádios dos clubes (e tem milhares por ai na internet) já fazem esse tipo de transmissão. Se foi para tirar duvidas como afirmou o tal Acácio a irradiação de ontem não serviu para nada. O que os locutores erraram os nomes de jogadores foi demais. Chegaram até a trocar o Oswaldo pelo Ademilson. Esse tipo de transmissão não vai pegar. Isso não pode ser chamado de transmissão de futebol e sim de "bate-papo" entre torcedores. Deveriam colocar narradores mesmo, não locutores comerciais. E fazer uma estreia desse tipo e dizer que domingo será diferente é outra brincadeira de mau gosto. Eles não sabem ainda o que fazer. Estão usando a emissora do respeitado Grupo Estadão para fazer testes no ar. Pára com isso. Será que os Mesquitas não ouvem a rádio? E o Weber Lima tem uma voz que tambem não serve para locutor de comandar. É que nem o Alex Zimermann na Bandeirantes. Ótimo repórter, péssimo narrador. Aliás o mercado está cheio desses caras que os diretores das rádios inventaram. Li que a partir de domingo a transmissão deles vai ser mais na base do comentário do que da narração. Isso ninguém quer ouvir. Creio pelo que ouço sobre o rádio que a audiencia deles será ainda menor do que foi nos tempos da ESPN. Duas coisas que precisam ser ressaltadas no entanto; a Rádio Estadão faz um ótimo jornalismo, inclusive com bons noticiários do esporte. Mas, narração eles não vão dar nem para a saída. E quem é o burro que vai patrocinar isso. Ah tem mais uma coisa: o repórter que tava no helicópero na hora de dar a escalação disse que o papel onde tinha tudo anotado caiu pela janela (quá, quá, quá). Isso é o mais puro amadorismo que já ouvi falar.
    Olha Cheni sou do tempo em que se ouvia futebol e se sabia o que estava acontecendo no gramado sem a necessidade de ver pela televisão. José Silvério, Edemar Anuseck na Jovem Pan foram e são ainda os melhores narradores do rádio esportivo. Os demais que me desculpem, mas, são cópias mal feitas. E depois não querem que caia a audiencia. Parem e raciocinem. Façam Jornadas Esportivas com a qualidade se quiserem alavancar novamente a audiencia. Bem que o Eder Luis tinha razão sobre esse Acácio. Ele sabe dirigir uma rádio musical mas esporte não é com ele.
    Saudações sãopaulinas
    Carlos Dias

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul