Pular para o conteúdo principal

Estruturas prontas para cobertura da Olimpíada no Rio de Janeiro

IBC
IBC fica localizado dentro do Parque Olímpico 
O Centro Internacional de Transmissão deve receber    Vinte e cinco mil jornalistas sendo que  20 mil devem trabalhar no IBC. Serão mais de sete mil horas de transmissão ao vivo, na TV e em mídias digitais o local abrigará cerca de 70 emissoras de rádio e TV detentoras dos direitos de transmissão do evento,  Com 12 estúdios,  o IBC custou R$ 400 milhões.
Estrutura 
O edifício principal do IBC ocupa um terreno com 34 mil m² e tem 21 metros de altura e dois andares. Ali estão 12 estúdios de aproximadamente 5 mil m² cada, com 12 metros de altura no térreo e oito metros no segundo pavimento. O IBC Offices, edifício de escritórios independente que abriga as instalações da empresa Olympic Broadcasting Services (OBS), responsável pela geração e transmissão de imagens, conecta-se ao edifício principal por duas passarelas. Somados, os dois prédios ocupam uma área de cerca de 41,5 mil m² e têm área total construída de 79 mil m². O prédio  tem proteção contra altas temperaturas e isolamento acústico. Por todas estas exigências, o IBC foi uma das obras mais complexas dessa Olimpíada. 

Rio Media Center
Profissionais já trabalham na sala do RMC 
Muitos jornalistas que vão cobrir os Jogos Olímpicos e Paralímpicos  no Rio de Janeiro não acompanham diariamente as competições nas arenas esportivas, estão mais focados na rotina da cidade e da população. Pensando nisso, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (27) o Rio Media Center (RMC), que ocupa uma área de 2.700 metros quadrados, decorado com fotos que mostram as mudanças pelas quais o passou Rio nos últimos anos. A estrutura inclui internet a cabo e via wi-fi, sinal de satélite para transmissões, auditório com capacidade para 300 pessoas, dois estúdios de TV e seis de rádio. Tudo isso para atender simultaneamente até 600 jornalistas. Além dessa estrutura, foi elaborada uma programação jornalística e cultural. Passeios pela cidade, sessões de cinema e eventos culturais foram organizados para as próximas semanas. 

Boa estrutura é fundamental para que tudo dê certo nos jogos Olímpicos e Paralímpicos

* Entre os 25 mil jornalistas credenciados para as Olimpíadas, 8 mil são repórteres e 3 mil, fotógrafos. Adicionalmente, 10 mil jornalistas virão ao Rio sem credencial. São aqueles que cobrem o entorno do evento, produzindo material sobre a cidade, cultura, turismo e outras editorias paralelas ao esporte. Outra atividade trabalhosa no pré-evento é a seleção de voluntários. São 150 mil candidatos para as 70 mil vagas disponíveis. 
*Levantamento  feito por Carlos Vilanova, foi Diretor de Comunicação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
Fonte: COI - Rio 2016 -Agência Estado
Fotos: Rio 2016/Alex Ferro
Arte: Tracto 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul