Pular para o conteúdo principal

O ressurgimento do rádio já começou

"O rádio atual tem que ter imagem" 

"Emissora de rádio que não for multiplataforma, terá sérios problemas para se manter" 

Pioneiro, o modelo adotado pela 98 Live é
 apontado como saída para rádio se reerguer
 
Essas foram algumas frases que usei durante o ll Live realizado na terça-feira passada no canal do Facebook tal afirmação feita há uns 10 anos colocaria qualquer um internado em um manicômio. Tanto o rádio como: jornais, revistas e todos os veículos de comunicação (inclusive a própria tv) devem investir nesse novo conceito de comunicação multiplataformas. O ideal é ter imagem de qualidade e conteúdo próprio, mas o primeiro passo tem que ser dado, usando o Live do Facebook com um celular ou câmera boa e uma internet se possível excelente. O grande exemplo a ser seguido é da rádio 98 Live de Belo Horizonte (pioneira nesse segmento) ou de outros programas como: Morning Show, Pânico, Esporte em Discussão, Pingos no Is e Radioatividade da Rede Jovem Pan. Já faz alguns anos que o rádio concorre de forma desleal com outras plataformas e aplicativos. Adotar essa nova tecnologia faria com que o maior e um dos mais dinâmicos veículo de comunicação se reergue-se, agora é a hora do rádio se reinventar. 
Equipe do programa " 98 Futebol Clube" no estúdio e multiplataforma da 98 Live 
A Live 98 FM é uma emissora de rádio multiplataforma e transmite há quase uma ano o seu conteúdo ao vivo simultaneamente em três suportes diferentes de comunicação: rádio, web e televisão, por meio da BH News, canal 9 da NET. Pela internet ou smart TV, bastará acessar 98live.com.br. Todos os programas da rádio serão captados por quatro câmeras remotas de alta definição instaladas no estúdio, permitindo que as pessoas não só ouçam como também vejam os locutores e artistas – com direito a caracterização dos personagens. Mais do que a filmagem dos profissionais, a plataforma permitirá o uso de imagens das mais diferentes formas. No “98 Futebol Clube”, por exemplo (foto acima), os lances polêmicos das partidas são usados, assim como serão feitos videoclipes para as tradicionais músicas bem-humoradas sobre derrotas e vitórias dos times mineiros. Interatividade O ouvinte, que já participava com informações e opiniões via telefone e redes sociais, também poderá contribuir com material audiovisual e ser colaborador da 98 Live. Além de enviar vídeos pelo WhatsApp, tem a participação ao vivo dos programas por meio do Skype. Esse é um projeto ousado e pioneiro no Brasil uma iniciativa como essa, que consegue abarcar três meios de comunicação diferentes com o mesmo conteúdo ao vivo. Para quem quiser continuar ouvindo a 98FM pelo rádio, nada mudará. A empresa continuará apostando na linguagem que a faz ser diferente de todas as outras presentes no dial: bate-papos no estúdio que envolvem humor, notícias, futebol e campanhas sociais disse o diretor da 98FM, Rodrigo Jacques Carneiro na época da inauguração. 
  Claro, líder em velocidade na internet  aparece como a principal patrocinador do projeto multiplataforma
Um dos grandes trunfos desse projeto é fazer com que tanto o departamento comercial como o de marketing das emissoras podem oferecer pacotes e ações diferenciados aos seus anunciantes que agora passam a ser vistos e não só ouvidos como antigamente. Esse anúncio pode acorrer durante os programas com testemunhais e a marca da empresa ao fundo nos telões ou normalmente nos intervalos, uma ótima saída para aumentar as vendas e o investimento na emissora/multiplataformas. 
E viva o novo rádio! 
 Fotos: Divulgação 98

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul