Pular para o conteúdo principal

Ondas Curtas - edição 92

*  A tão aguardada estreia da Nova Rádio Globo e  seu canal em FM em São Paulo não deve mais acontecer no dia 15 de maio. Dois são os motivos, o primeiro e principal é que problemas burocráticos com aquisição do novo canal (ainda não foi fechado 100%)  e  o segundo é digno da nova administração da emissora que anunciou de forma oficial a chegada de alguns nomes, mas alguns "globais"   não acertaram com a emissora e saíram do projeto.

*  Estreias de alguns de seus funcionários   que ainda estão por lá na concorrência vão acontecer em maio.  Pedro Trucão  já é nome certo na  Rádio Capital de São Paulo  e Antônio Carlos na Super Tupi no Rio de Janeiro está  bem próximo de fechar.


*  Fontes afirmam que se não tiver um acordo nos próximos dias o canal em FM 94.1 Mhz deve ficar mesmo com a Rede Mundial de Comunicação, inclusive a marca Atual FM  deve ser o nome escolhido.


* O comunicador Laércio Maciel, ex- Globo segue livre no mercado de trabalho. Laércio é um excelente comunicador e além de voz tem o mais importante para qualquer jornalista... conteúdo.


*  A MIX FM de São Paulo, FM 106.3 MHz confirma a estreia do programa: "Agora o Bicho Vai Pegar" para a próxima terça-feira dia 2 de maio a partir das  17 às 18 horas com o mesmo formato e perfil da época da Bradesco Esportes, porém  
agora com três representantes: Roman Laurito, Guilherme Pallesi e Renato Tortoreli. No mesmo dia o programa estreia seu canal no YouTube, aí sim com todos os integrantes,  

* A Rádio Bandeirantes inicialmente não se pronunciou a respeito da ida de dois dos seus três contratados que fazem o Resenha, Futebol e Humor.  Roman, Pallessi seguem normalmente das 18 as 19 horas ao lado do humorista  Emerson França.   


*  Os outros integrantes do programa são: Maércio Júnior que saiu recentemente de Rádio Bandeirantes segue trabalhando no segmento de assessoria de imprensa esportiva, Ivan Zimmermann, trabalha com eventos dos esportes americanos e Poker e João Barreto  de estagiário virou  produtor da Rádio Bandeirantes.


* O programa foi líder de audiência na Bradesco Esportes de São Paulo por  quase 10 meses, nesse período desbancou programas de jornalistas renomados como Datena e Elia Júnior. A  aposta da Mix é muito boa, já que o perfil do ouvinte é o mesmo do programa que está chegando. Resta saber core mo  Pallesi e Román vão se locomover tão rápido entre os bairros do Paraíso (Mix) e Morumbi (Bandeirantes), uma distância de aproximadamente  10 kilometros no horário de pico no caótico trânsito de São Paulo.


Foi um sucesso a realização  do primeiro Fórum do rádio brasileiro realizado pela Rádio Jovem Pan. O evento foi transmitido ao vivo, em multiplataformas, na última segunda-feira dia 24 e reuniu  autoridades, empresários e especialistas para explorar temas relacionados a cidades, saúde, energia, sustentabilidade, previdência, agronegócio e muitos outros.

* A  direção da Rádio Capital está feliz da vida com a chegada da nova equipe esportiva. O diretor Francisco Paes de Barros que é corintiano nem se fala, já que o ex-jogador Basílio é comentarista esportivo da emissora  e a repercussão é enorme cada vez que se fala  na reedição da final do Campeonato Paulista de 77 entre Corinthians e Ponte Preta. Aproveitando o "gancho"  a emissora bem que  poderia investir mais na divulgação de sua equipe esportiva que ainda conta com os ex- goleiro Zetti e Veloso. Outro "gancho" é o fato de hoje se comemorar o dia do Goleiro.


* O jornalista Cristiano Silva da Rádio Guaíba de Porto Alegre, permanece na emissora como repórter e apresentador, mas não mais sendo coordenador esportivo, função agora assumida pelo comentarista e apresentador Carlos Guimarães, que sai assim da coordenação de jornalismo geral, tocada a partir de agora pelo diretor geral, apresentador e comentarista Nando Gross.


*  Na área esportiva a tv fechada, segue dando show ao fazer o que o rádio fazia com maestria em décadas passadas. Comentar pré e pós jogo, cobrir treinos ao vivo, embarque, concentração etc... Por isso tantos nomes que estavam no rádio seguem dando show na telinha.  Enquanto isso o rádio esportivo com raras exceções segue capengando. Não é só a crise financeira, mas a administrativa também é responsável pela queda dos profissionais que hoje cobrem a área jornalistica e esportiva.  São poucos os jornalistas experientes no rádio ( principalmente na chefia ) que conseguem orientar os jovens que acabaram de sair da faculdade ou trabalham pela primeira vez no meio. Mesclar sempre foi uma ótima saída, mas hoje tem muito colega se queimando por causa de erros que facilmente seriam corrigidos.. #ripradio


* O narrador Evaldo José ex-CBN,  vai ser o grande nome em projeto Acadêmico no Rio de Janeiro.

* A jornalista Carla Matera segue dando aulas nba Escola do Rádio no Rio de Janeiro duas vezes por semana e também aguarda aguarda oportunidade para retornar ao meio esportivo, seja no rádio ou tv.

* Na contramão.. Esta em elaboração uma campanha de para o lançamento de uma marca esportiva que vai destacar todos os esportes e o nome de um grande e excelente narrador ( e dos bons )  está em pauta.  Ao que tudo indica esse narrador esportivo do rádio vai voltar.  

Parabéns ao jornalista Ethevaldo Siqueira que colocou o dedo na ferida e não teve medo de falar muita verdade em carta divulgada em sua página na internet e endereçada  ao Ricardo Gandour, hoje homem forte da CBN. Veja a matéria aqui.

* A carta me lembrou uma frase do saudoso  e genial jornalista e escritor Geneton Moraes Neto  que adoto  todos os dias, principalmente  quando escrevo neste espaço ou em minha coluna de Rádio  no Portal Comunique-se: "Não faça  jornalismo  para jornalista, Faça jornalismo o público!"   


* Estão abertas as votações para a 12ª edição do Trofeú Imprensa  para votar clique aqui -  O Troféu Mulher Imprensa é uma iniciativa da Revista e Portal Imprensa, é o único prêmio do Brasil destinado a reconhecer o trabalho jornalístico das mulheres dentro e fora das redações brasileiras. A 12ª edição visa homenagear, mediante votação popular, as jornalistas que mais se destacaram em suas áreas de atuação no ano de 2016. Também será reconhecido um Projeto Jornalístico com temática sobre mulheres.


Contatos com a coluna:
Twitter: @andersoncheni
Email: cheninocampo@gmail.com
Face: facebook.com/anderson.cheni/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul