Pular para o conteúdo principal

Folclore: "NunKassab", O menino do rádio que circula em Brasília

O atual  Excelentíssimo MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA E COMUNICAÇÕES, como sempre, está  muito bem relacionado em Brasília e  segue se dando bem. Pulando de um galho em ganho com uma agilidade  que dá inveja  ao finado cacique baiano Antônio Carlos Magalhães.  Seja o galho da esquerda, ou  da direita... lá está ele... serelepe  como um macaco  bugiu.
Gilberto Kassab, como a maioria dos Ministros não é um técnico especializado em sua pasta, no popular,  entende "bulhufas" do que Ciência, Tecnologia e muito menos de Comunicação, talvez por isso  faça tantas promessas, a oratória dificilmente é colocada em prática. A mais recente anedota de Kassab é  literalmente de chorar: "A  Migração do rádio no Brasil, será concluída até 2020", afirmou o Ministro.  O que?  2020....  É ou não uma piada de mau gosto?
O que adianta o governo  divulgar a portaria que o obriga os  os fabricantes de eletroeletrônicos a produzir rádios FM capazes de sintonizar a faixa estendida (entre 76 MHz e 108 MHz), se a migração que era para ser concluída bem antes de 2020 não sai no papel nas principais capitais brasileiras como São Paulo por exemplo?  A capital paulista tem um dos piores sinais em amplitude modulada do mundo, o espectro já está saturado faz tempo, a migração sequer tem data para começar na cidade que um dia o Ministro foi Prefeito. Oficialmente a migração  começou há um ano, ou seja, começou com o cronograma atrasado. O fim do UHF, foi outra "novela" por aqui... seguiu os passos vagarosos no MIC (Ministério das Comunicações).  Claro que a incompetência não é exclusiva dele,  Paulo Bernardo e tantos outros que passaram por lá mantiveram a média. Essa demora desanima  os responsáveis pelo rádio am, alguns desistiram de vez em produzir conteúdo e preferem arrendar o canal, afinal a legislação é pra lá de camarada. Depois dessa frase infeliz do Ministro aí fica claro que a coisa vai desandar de vez, afinal quando eles afirmam uma data, podemos com certeza colocar ela bem mais pra frente. Kassab vai dar linha da pasta no ano que vem, essa sim é uma boa notícia,  e  segue o barco com um outro Ministro despreparado que vai chegar após um belo apadrinhamento político.
Quando a migração  for concluída, o canal em FM corre o risco de estar ultrapassado, defasado. A tecnologia avança muito rápido, o rádio atual está evoluindo, e vem se  adaptando muito bem as plataformas digitais. (veja abaixo alguns exemplos do novo  conceito de rádio):
* Canais de rádio em Play tv (Net, Sky etc..)
* Webrádios segmentadas
* Emissoras com dial físico possuem canais na internet, muitas com conteúdos diversificados.
* Aplicativos próprios ou alternativos
* Mídias Sociais atuantes como Live no FB
* Blog  ou lista no Sportify dos locutores 
* Podcasting e por aí vai. 
Até 2020 ou 2021, 2022  os especialistas novas formas de se comunicar, compartilhar..etc. E o FM de hoje, será que terá espaço até lá?
E olha que nem estamos falando aqui de conteúdo, afinal não adianta migrar e ter tecnologia de ponta, se o conteúdo não for de qualidade. O rádio de hoje  é cada vez mais regional, segmentado e digital.
Pensando bem, o  Ministro, bem que  poderia  fazer parte do  rico  folclore brasileiro. Pensei na lenda do  "Nunkassab"   Um um menino engomadinho  de olhos claros,  anda de terno e usa duas gravatas, uma  vermelha e outra azul, gel no cabelo, fala mansa, linguá presa e pele lisa. Vive andando a pé por Brasília, no ombro direito carrega um grande rádio de pilha (estilo anos 80), o rádio sintoniza só OM - Ondas Médias), não pega nenhuma emissora, só chia. A história fala que todos os dias, um menino conta que antes de sair de casa, sempre conta uma piada, depois saí da  Esplanada dos Ministério e começa a circular pela cidade. Somente  os engravatados  conseguem vê-lo, para os outros ele é  um fantasma que vaga por lá. Dizem que conforme a chiadeira do rádio aumenta, pelos cor de rosa crescem em seu rosto,  uma espécie de lobisomem diversificado, versão brasileira é claro........
Nessa história, o enredo é de  muito receio e apreensão com o futuro do rádio físico.
Charge: Pitágoras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul