Pular para o conteúdo principal

O que será do rádio em 2018?


Claro que a crise que assombra o mundo, e principalmente o nosso país é gigante, afinal há pouco tempo éramos emergentes, hoje as  grandes, médias ou micro empresas passam por dificuldades, isso se não quebraram.  Quando a gente se depara com Grupos de Comunicações conceituados diminuindo drasticamente seus quadro de profissionais, cortando gastos, demitindo, congelando, trocando o experiente pelo recém formado, ou pelo estagiário ganhando um terço do antecessor fica clara que a situação  é pra lá de preocupante. O rádio e o jornal sempre foram apontados como o os "patinhos feios" do mercado publicitário, sempre foi assim. A verba destinada em campanhas sempre olharam para a TV, geralmente com cotas generosas pra um determinado grupo, a exceção vem das verbas de governos que são fatiadas e bem vindas. O crescimento da internet e outras plataformas diminui ainda mais grandes  anunciantes do rádio. Como ele vai sobreviver diante desse quadro?    Sinceramente não dá pra saber, mas a coisa vai ficar pra lá de preta pois mês a mês a conta não fecha. Aquele rádio de qualidade e credibilidade ainda existe, mas são poucas empresas que consegue manter esse padrão no entretenimento, jornalismo ou esporte. A qualidade e conteúdo caíram drasticamente em todos os setores do rádio, não há  a mesma preocupação de anos anteriores, tendo dinheiro até fanho ou gago fala no rádio hoje em dia,  matar a língua portuguesa então é comum, assim como ouvir palavrões de uma forma natural.
Rádio sem dinheiro não dá.... corta daqui, de lá, demite enxuga e de quebra o número de ouvintes vai caindo mais drasticamente que as verbas publicitárias. Nomes como convergência de mídia, profissional multimídia seguem na moda. O futuro está na internet, mas como se pra investir na internet as emissoras ainda não encontraram um retorno positivo. Rádio é imagem faz tempo, mas e o retorno em um eventual investimento, vale a pena investir na incerteza da entrega do produto? Isso sem contar nos gestores ruins que não são ou não entendem do meio rádio, esses eu chamo de JJs ( jestores com Jota mesmo ) que existem aos montes. Vender é preciso e recuperar o rádio em um ano de Copa do Mundo e Eleições é mais que necessário. Ou a economia melhora, ou grandes emissoras vão ficar médias e as médias pequenas e as pequenas serão arrendadas. Departamentos de esportes ou de jornalismo das emissoras correm o risco de arrendamento ou extinção, departamentos comerciais já foram modificados inúmeras vezes e nada... O conteúdo das emissoras tradicionais mudaram. As que não tocavam músicas, passaram a tocar, as que não tocavam músicas de determinado segmentos , passaram a tocar e outras mudanças devem vir. 2018 será o ano em que o rádio vai tentar se adaptar ao mercado, mas se o mercado ( leia-se economia ) não melhorar, sinceramente ele vai declinar ainda mais. O investimento não vai existir, ações podem ser negociadas e o pior as temíveis demissões vão continuar.  Ou vai ou literalmente racha! 
Como sempre falo, o rádio segue respirando por aparelhos, apesar dos pesares, Viva o Rádio!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul